Aguarde, carregando...

SOMOS AUXÍLIO
SOMOS RESISTÊNCIA
SOMOS UNIÃO

Diretoria ExecutivaNOTÍCIAS

Indicado ao conselho da Petrobras já foi condenado pela CVM

14/01/2019

  

Indicado ao conselho da Petrobras já foi condenado pela CVM

ohn Forman, indicado nesta segunda-feira ao conselho de administração da Petrobras, foi condenado em 2016 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por de uso de informação privilegiada. O caso, ocorrido em 2013, envolve a venda de ações da HRT Participações em Petróleo (hoje PetroRio), empresa na qual ele foi conselheiro no período de novembro de 2009 a março de 2012.

Forman recorreu da decisão no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, mas o pedido foi rejeitado em setembro de 2017. Ele foi condenado a pagar multa de R$ 338 mil, equivalente a duas vezes a perda estimada com a negociação dos papéis.

A CVM constatou que Forman e Antônio Carlos de Agostini, outro ex-administrador da HRT, negociaram ações da companhia antes da divulgação de fatos relevantes relacionados à exploração de poços na Namíbia, em 2013. Segundo a autarquia, os dois eram colegas de outros administradores que continuavam a exercer cargos na empresa.

Antes do julgamento, realizado em setembro de 2016, a defesa de Forman e de outros ex-administradores da HRT investigados no caso apresentaram um termo de compromisso que foi rejeitado pelo colegiado da CVM.

De acordo com o processo, Forman vendeu 500 mil ações durante os pregões de 17 e 18 de julho de 2013, pouco antes da informação sobre a exploração na Namíbia ser divulgada ao mercado. Com a prática, o executivo evitou uma perda de R$ 169,2 mil com os papéis.

A Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) solicitou do Credit Suisse as gravações telefônicas das ordens emitidas nos dois dias por Forman. Na conversa, transcrita no processo, Forman discute com dois funcionários da corretora sobre estratégias envolvendo a venda de papéis.

Nesse contexto, o administrador da HRT diz que a notícia sobre a operação deveria ser divulgada em breve. “Por isso que eu tô te dizendo, eles iam chegar ao objetivo hoje”, diz Forman. “E como a gente só pode falar depois do pregão, é hoje de tarde, então tem que fazer hoje (…) Acho que nessa altura é melhor vender mesmo.”

Fonte: O Antagonista