NOTÍCIAS
Parabéns aos petroleiros e petroleiras que contribuíram para a constituição do Fundo de Assistência Financeira
Rosângela Ribeiro Gil
Redação ABCP
Há 13 anos, a Categoria Petroleira do Litoral Paulista se reuniu em assembleia, no dia 14 de outubro, no Sindipetro. A pauta era como defender o Fundo de Mobilização de qualquer tipo de decisão judicial que bloqueasse os recursos do Fundo, pois estavam nas contas do sindicato. Foi assim que nasceu a Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros (ABCP).
Criado em 1991, o Fundo tem o objetivo único de auxiliar financeiramente companheiros e companheiras demitidos ou punidos pela Petrobrás por participação em greves e outros movimentos reivindicatórios. Como forma de enfraquecer e em represália às lutas sindicais, decisões judiciais embargavam as contas dos sindicatos. O próprio Sindipetro-LP foi vítima desse tipo de sentença.
A saída, portanto, conforme debatido na histórica assembleia de 14 de outubro de 2011, foi desvincular os recursos do Fundo das contas do Sindipetro. Para tanto, seria necessária a criação de uma entidade jurídica, a ABCP, sem fins lucrativos e com o objetivo único de manter o Fundo de Assistência Financeira da categoria a salvo de qualquer tipo de sentença judicial contra os nossos movimentos de luta.
A ABCP surge nesse contexto político para salvaguardar a categoria. Hoje, a entidade mantém os recursos advindos da contribuição financeira da Categoria Petroleira. Importante destacar a conscientização daqueles e daquelas que ajudaram a construir um patrimônio, mais do que financeiro, mas de companheirismo e solidariedade.
Em meio a um mundo voltado apenas para o individualismo, onde tentam apagar a importância das lutas coletivas e que direitos nunca caíram do céu, a ABCP é a prova viva de que a Categoria Petroleira tem história de luta, ou melhor, é de luta.
A ABCP é patrimônio erguido da ação coletiva, que não vende ou rifa direitos. Ela é a memória do movimento sindical petroleiro aguerrido, pronto para a luta e que não larga a mão de companheiros e companheiras.
Viva a ABCP! Viva a Categoria Petroleira! Viva a luta por direitos e dignidade!