NOTÍCIAS
Texto e foto: Rosângela Ribeiro Gil
Santos, 15 de setembro de 2023 – Os presentes à assembleia da ABCP, realizada neste 14 de setembro, no Sindipetro-LP (sede e subsede), aprovaram por unanimidade mais uma proposta de quitação de saldo devedor de operador demitido na greve de 1995. Em praticamente menos de quatro meses, é a segunda proposta de quitação que a diretoria da ABCP leva à avaliação e aprovação ou não da Categoria Petroleira, em assembleia.
A mesa dos trabalhos da assembleia foi composta pelo presidente Anderson Mancuso, pelo 1º secretário Edson Satoshi Yamagawa e pelo advogado Paulo Coelho. No início dos trabalhos da assembleia, o presidente da ABCP, companheiro Mancuso, informou que parte dos devedores está procurando a entidade para proceder a realização de acordo para quitação de valores pendentes. “A nossa forma de trabalho, nesses casos, tem sido, inicialmente, ouvir a proposta do proponente, levar à análise jurídica em termos legais e estatutários e também apresentar à diretoria do Sindicato. A intenção é agir com total transparência e lisura em defesa do nosso Fundo de Mobilização”, destacou Mancuso.
Na sequência, o advogado Paulo Coelho apresentou os argumentos jurídicos, todos em consonância com as normas estatutárias da ABCP, e os valores que constariam do acordo. Com a finalização das explicações do advogado, foi aberta a palavra para os presentes. A única inscrição foi a do companheiro Adaedson Costa, que solicitou a confirmação, por parte da diretoria da ABCP, se o critério para os acordos está sendo igual para todos os devedores para garantir um tratamento isonômico. A diretoria da ABCP e o advogado Paulo Coelho confirmaram que os critérios que envolvem as negociações são os mesmos para todos.
Paulo Coelho informou, ainda, que o valor a ser pago pelo devedor objeto da assembleia deste 14 de setembro será feito sem dedução de valores bloqueados ou penhorados, e que havendo liberação desses valores virão diretamente para a ABCP.
Ao final da aprovação por unanimidade, e sem outro assunto em discussão, os trabalhos da assembleia foram encerrados. Mancuso agradeceu aos presentes pela dedicação do tempo em participar da assembleia, ouvir a proposta e decidir de forma soberana e democrática e ainda destacou a importância de a Categoria Petroleira participar da campanha salarial em andamento.