NOTÍCIAS
Redação ABCP
Conforme informação da família, a missa de Sétimo dia do companheiro Waldomiro dos Santos Pereira Filho será realizada na Igreja Matriz, em São Vicente, próxima à Praça da Biquinha, nesta terça-feira (16/05), às 19h.
Miro, como era conhecido o companheiro de luta da Categoria Petroleira, morreu no dia 8 de maio último. Ele tinha 57 anos de idade, era casado e deixa dois filhos.
Além da luta contra o benzenismo e pela saúde do trabalhador no local de trabalho, o companheiro Miro teve papel fundamental no pontapé inicial da criação da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), uma nova ferramenta de luta nacional da Categoria Petroleira.
Operador na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), foi um firme combatente da nossa categoria. Em 2005, graças à luta incansável do Miro em defesa da saúde do trabalhador, treze companheiros da RPBC que estavam com o hemograma alterado devido à exposição ao produto químico benzeno foram afastados do trabalho. O movimento ficou conhecido como o “Grupo dos 13”.
Miro fez toda essa luta pela caracterização do benzenismo no Sistema Petrobrás tomando como base estudo científico da Universidade de São Paulo (USP).