NOTÍCIAS
Categoria Petroleira de luto: morre companheiro Miro, grande lutador em defesa dos petroleiros
08/05/2023
Companheiro Miro, guerreiro das boas lutas dos petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista e do Brasil.
Rosângela Ribeiro Gil
Redação ABCP
Atualização às 16h18, de 08/05/2023
Atualização às 12h, de 14/06/2023
Santos, segunda-feira, 8 de maio de 2023 – É com muita tristeza que informamos o falecimento do companheiro Waldomiro dos Santos Pereira Filho, aos 57 anos de idade, na madrugada desta segunda-feira (8/5/2023), na Santa Casa de Santos, onde estava hospitalizado desde abril último. Com vasta e importante história de luta junto à Categoria Petroleira, Miro, como era conhecido, atualmente fazia parte da diretoria da ABCP. De 2006 a 2008, Miro foi coordenador-geral do Sindipetro-LP.
Além da luta contra o benzenismo e pela saúde do trabalhador no local de trabalho, o companheiro Miro teve papel fundamental no pontapé inicial da criação da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), uma nova ferramenta de luta nacional da Categoria Petroleira.
Operador na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), foi um firme combatente da nossa categoria. Em 2005, graças à luta incansável do Miro em defesa da saúde do trabalhador, treze companheiros da RPBC que estavam com o hemograma alterado devido à exposição ao produto químico benzeno foram afastados do trabalho. O movimento ficou conhecido como o “Grupo dos 13”.
Miro fez toda essa luta pela caracterização do benzenismo no Sistema Petrobrás tomando como base estudo científico da Universidade de São Paulo (USP).
Miro deixa esposa e dois filhos, e muitos amigos e companheiros de luta.
O velório será às 8h30, desta terça-feira (09/5), na sala Jade da Osan de São Vicente (Rua lima Machado, 501). O sepultamento será às 10h30, no Cemitério Municipal de São Vicente.
Miro sempre guerreiro, presente!
Em tempo - A Redação da ABCP acaba de publicar textos em homenagem ao companheiro Miro. Para acessar, clique aqui.