NOTÍCIAS
Redação ABCP
A eleição presidencial de segundo turno, realizada em 30 de outubro último, mostrou que foram os pobres e os nordestinos, sobretudo, que salvaram a democracia brasileira para todos nós! Sim, para todos nós!
A elite branca e atrasada nacional não esperava e não consegue engolir essa verdade e essa lição dos mais humildes.
E o que essa elite branca e atrasada faz? Terceiriza e quarteiriza a insatisfação dela e coloca seus “soldadinhos de chumbo” para fazerem o pior papel de uma pessoa, de traidores. Por isso, vemos cenas patéticas de gente “embrulhada” na NOSSA bandeira tentando bloquear as estradas brasileiras para causar prejuízos à sociedade brasileira.
Por que? Por que não aceitam o resultado da eleição do segundo turno? Atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito não têm o nosso apoio e muito menos podem ser respaldados por nenhum órgão público, que fazem parte da estrutura de segurança do País, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As manifestações por direitos trabalhistas e sociais são legítimas, e sempre apoiaremos; mas nunca vamos apoiar atos articulados pela extrema-direita para colocar em risco a vida democrática no Brasil.
Transição
O Brasil retomou a sua democracia em 1985, com o fim da ditadura militar de 1964. À época, todos aceitaram a restauração da democracia plena brasileira. Em 1988, o País deu um passo ainda mais importante e gigante com a proclamação da Constituição em 5 de outubro daquele ano. Carta Magna que é um projeto de Nação – que criou políticas públicas sociais fundamentais, estruturou a espinhal dorsal de um país que busca a igualdade, a inclusão, a diversidade e o respeito aos direitos sociais e humanos.
Deve-se à democracia brasileira o direito de se candidatar e ser eleito. O Brasil, em 30 de outubro último, foi às urnas em pleito de segundo turno para eleger o novo Presidente da República. E foi o que a sociedade brasileira fez.
O resultado deu vitória ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse em 1º de janeiro de 2023.
As instituições republicanas – dos Poderes Legislativo e Judiciário e da sociedade civil – já estão alinhadas e já fazem os trâmites constitucionais para a transição de governo. Os governadores eleitos, de todos os matizes políticas e partidárias, já se pronunciam parabenizando a eleição de Lula e defendendo um trabalho conjunto em prol dos interesses do País.
O Brasil é maior do que o interesse particular e lunático de alguns. O Brasil não vai ficar refém daqueles que não sabem perder no jogo democrático.
Os brasileiros e brasileiras vão ficar ao lado da democracia e não de figuras patéticas que nunca fizeram nada pelo País e pela Petrobrás.
Democracia! Desenvolvimento! Crescimento econômico com emprego de qualidade! Sustentabilidade! Igualdade social! Direitos sociais! Fim da fome! Fim do racismo! Fim do feminicídio! Fim da lgbtfobia!