Aguarde, carregando...

SOMOS AUXÍLIO
SOMOS RESISTÊNCIA
SOMOS UNIÃO

Diretoria ExecutivaNOTÍCIAS

Caravana Sindipetro-LP: inscrições até 8 de julho para ato em defesa da Petrobrás

29/06/2022

  

Caravana Sindipetro-LP: inscrições até 8 de julho para ato em defesa da Petrobrás

Redação ABCP
Com informações do Sindipetro-LP, da FNP, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás, da Frente Parlamentar Mista em Defesas das Empresas Públicas e das entidades organizadoras

A ABCP defende a ampla mobilização para derrotar a manobra do governo Bolsonaro e seus aliados no Congresso Nacional para privatizar a Petrobrás.

Por isso, nos unimos a todos os esforços para uma grande mobilização que pare o Brasil, a exemplo do que o povo brasileiro fez na campanha “O Petróleo é nosso”, entre os anos 1940 e 1950, e também nas greves históricas da Categoria Petroleira durante o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), na década de 1990.

Nesse sentido, importante a mobilização para um grande ato em Brasília, no dia 12 de julho próximo, na Câmara dos Deputados, para denunciar e impedir que sejam tomadas e aprovadas matérias que significam ainda mais prejuízo à Petrobrás e a privatização da empresa.

É o caso do Projeto de Lei (PL) 1583/2022, do governo federal, que deu entrada, em 21 último, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, da Câmara Federal. A matéria autoriza a União a ceder, de forma integral, o direito à sua parcela do excedente em óleo proveniente de contratos de partilha de produção e de acordos de individualização da produção em áreas não contratadas na área do pré-sal ou em áreas estratégicas. Ou seja, o governo pretende antecipar a venda de toda a participação da União em áreas ainda não licitadas no pré-Sal ao valor de R$ 398 bilhões, quantia muito abaixo à praticada no mercado e sem a participação das empresas públicas nacionais.

O PL também prevê acabar com as vinculações ao Fundo Social do Pré-Sal para as áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia, cultura, esporte e meio ambiente, retirando, nesta única operação, quase R$ 200 bilhões das políticas sociais.

O ato do dia 12 de julho, em Brasília, é um alerta à sociedade brasileira de que querem passar as riquezas nacionais para as mãos privadas estrangeiras.  

A atividade está sendo articulada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, Frente Parlamentar Mista em Defesa das Empresas Públicas, comissões mistas do Senado e da Câmara dos Deputados, federações dos correios e da Eletrobrás, Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Fórum Nacional Popular de Educação, Central Única dos Trabalhadores, Internacional da Educação, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e lideranças do PT, PSOL e PCdoB.

Caravana LP
O Sindipetro-LP pretende levar três ônibus para o ato. Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de julho (sexta-feira), até o meio-dia (12h), na recepção do sindicato, com a Izabel. O telefone para cadastro é (13) 3202-1100. Ainda como informa o sindicato: a viagem terá início, às 14h, do dia 11 de julho, da sede, em Santos, e da subsede, em São Sebastião, mas todos deverão chegar às 13h.