Aguarde, carregando...

SOMOS AUXÍLIO
SOMOS RESISTÊNCIA
SOMOS UNIÃO

Diretoria ExecutivaNOTÍCIAS

Nosso total apoio ao deputado Glauber Braga

03/06/2022

  

Nosso total apoio ao deputado Glauber Braga

Redação ABCP

A Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros (ABCP), do Litoral Paulista, que nasceu da luta e da solidariedade, por meio da sua diretoria, vem a público expressar seu total apoio ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) que teve coragem e lealdade aos petroleiros e ao povo brasileiro ao defender a Petrobrás contra qualquer tipo de ação ou projeto que signifique a privatização da petrolífera brasileira. No Plenário da Câmara Federal, no dia 31 de maio último, Braga teve o som do microfone cortado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), quando criticou atitudes de lesa-pátria.

O parlamentar fluminense mostrou que o seu mandato deve satisfação à sociedade e não aceita as ordens de grupos econômicos nacionais e estrangeiros. “O nosso mandato tem estado sempre na linha de frente contra as privatizações. Estamos ao lado das trabalhadoras e trabalhadores seja nas ruas e também no parlamento”, afirma Braga.

Para ele, é inadmissível o que o Governo e sua base de apoio no Legislativo se propõem a fazer contra a Petrobrás e a Eletrobrás, destacadamente.  “Não podemos recuar. Muito pelo contrário! Temos que seguir aglutinando forças para impedir esse desmonte”, salienta.

Em entrevista à CNN, Braga afirmou que “Lira pode fazer qualquer tipo de ameaça, mas não adianta”. “Não vou me intimidar. Entregar a Petrobras, privatizá-la numa votação de maioria simples é um absurdo que gera uma indignação que eu não tenho como ficar calado. Se o mandato não servir para se insurgir contra esse tipo de arbitrariedade, não serve para nada”, declarou.

A nossa solidariedade ao parlamentar que honra o mandato e o Brasil contra mais essa tentativa sorrateira de privatização da Petrobrás capitaneada por Arthur Lira e Bolsonaro. Quem ganha com a privatização da Petrobrás não é o povo brasileiro, mas o grande capital internacional que está de olho nas riquezas naturais do País.

Não podemos nos esquecer que Arthur Lira representa o fisiológico Centrão – conjunto de partidos políticos que tem como objetivo assegurar uma proximidade ao Poder Executivo de modo que este lhes garanta vantagens com verbas públicas. O caso mais escandaloso envolvendo esse agrupamento é o “orçamento secreto” que, ao contrário da maior parte do orçamento federal, não tem prestação de contas, como os dados e justificativas dos pedidos feitos. Verba pública que vai direto para as mãos dos parlamentares para ser usada em bases eleitorais, financiando de ônibus escolares, caminhões de lixo até shows sertanejos.

Qual a coerência de se defender uma excrescência dessa e dizer que a Petrobrás não tem função social e que deve ser privatizada, como o fez Arthur Lira, no dia 27 último? Quem tem função social é o “orçamento secreto”?

A ABCP reafirma que a luta pela democracia e pela soberania nacional é uma só; uma não existe sem a outra. E que é inadmissível o tratamento que Arthur Lira, que está presidente da Câmara dos Deputados, dispensou ao deputado Glauber Braga, assim como sua ameaça contra o mandato do deputado do Rio de Janeiro.

O bolsonarismo foi apoiado por setores do grande capital em troca de uma agenda privatista e de entrega das nossas riquezas naturais. Diante de um possível apagar das luzes, o governo de ultradireita adota práticas antidemocráticas para assegurar mais esse atentado contra a soberania nacional, e isto exigirá de nós uma reação à altura das greves históricas da categoria petroleira e a mobilização de toda sociedade brasileira.

Por isso, reutilizaremos a palavra de ordem da greve histórica dos petroleiros, em 1995: “Mexeu com um, mexeu com todos!”

Em defesa do deputado Glauber Braga!

Em defesa da Petrobrás!

Em defesa da Eletrobrás!

Em defesa da soberania nacional!

Em defesa do povo brasileiro!

 

Santos, 3 de junho de 2022

Anderson do Nascimento Pereira (“Mancuso”)
Presidente
Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros do Litoral Paulista (ABCP-LP)