Aguarde, carregando...

SOMOS AUXÍLIO
SOMOS RESISTÊNCIA
SOMOS UNIÃO

Diretoria ExecutivaNOTÍCIAS

Unidade dos petroleiros contra a privatização da Petrobrás

03/06/2022

  

Unidade dos petroleiros contra a privatização da Petrobrás

Redação ABCP
Reprodução de notícia dos sites da FUP e da FNP

Nesta quinta-feira, 02, os trabalhadores petroleiros atenderam ao chamado da FUP e da FNP e realizaram atrasos e paralisações no início do expediente nas bases do Sistema Petrobrás, de Norte a Sul do País. A mobilização nacional foi uma resposta à tentativa de privatização da empresa e marcou o início da campanha reivindicatória.

Representações sindicais de vários estados também participaram às 11h do ato unificado da FUP e da FNP em frente ao Edifício Senado (Edisen), no Centro do Rio de Janeiro, durante a entrega das pautas de reivindicações das duas federações. O Edisen é a atual sede da Diretoria Executiva da Petrobrás, que autorizou o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos da empresa a avaliar nesta quinta, 02, o pedido do governo Bolsonaro de inclusão da estatal no programa de privatizações.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, voltou a reforçar o que já havia afirmado em audiência ontem, 01/06, em Brasília, quando participou da Comissão Geral da Câmara dos Deputados Federais: “O governo Bolsonaro enfrentará a maior greve da história da categoria petroleira, caso insista em levar adiante o projeto de privatização da Petrobrás”. Ele lembrou que no final de dezembro, os petroleiros aprovaram estado de greve.

“A categoria sabe que se a privatização da Petrobrás for apresentada ao Congresso Nacional, todas as pessoas, sejam da ativa, e estou falando das áreas administrativas e operacionais, sejam aposentados e pensionistas, todas serão atingidas, sem falar na sociedade. Temos o exemplo da Bahia, a refinaria foi privatizada e ali devido ao monopólio regional privado nós temos hoje a gasolina ou diesel mais caro do Brasil”, afirmou o coordenador da FUP no ato no Edisen. 

Foram registradas atividades nas bases:

FUP

REMAN (AM)

LUBNOR (CE/PI)

TRANSPETRO SUAPE (PE/PB)

RLAM E TAQUIPE (BA)

TGC LINHARES (ES)

MACAÉ (NF)

REDUC (CX)

REGAP (MG)

REPLAN (SP)

REFAP (RS)

FNP

SEDE DA UO-AM EDIMAN (AM)

TABG (RJ)

RPBC, UTC, UTGCA, TEBAR E AEROPORTO DE JACAREPAGUÁ (LP)

UN SEAL CP, CARMÓPOLIS (SE)

REVAP (SJC)