NOTÍCIAS
Com muito pesar informamos o falecimento de um grande lutador do povo brasileiro, Eduardo Jenner Osório. Eduardo faleceu na madrugada deste domingo (06/06), vítima de covid-19. Edu sempre militou na luta por direitos da categoria petroleira, construção civil e na construção do socialismo. Participou da formação da Convergência Socialista e atualmente era filiado ao PSOL.
Trabalhou desde a década de 1980 na Petrobrás onde atuou ativamente no movimento sindical, era respeitado e querido pela base mesmo sem nunca ter ocupado cargos de diretoria no sindicato. Seus companheiros de luta lembram-se sempre de sua força, alegria e capacidade de despertar ânimo, coragem e indignação na base, mesmo nos momentos mais difíceis.
Sua atuação militante, altiva e digna, incomodava a direção da empresa. Por duas vezes Eduardo Jenner foi demitido da Petrobras por exercer o direito de se organizar e lutar em defesa da categoria. Durante o período em que ficou demitido, antes de ser reintegrado por decisão judicial, foi acolhido e auxiliado pela solidariedade de classe dos petroleiros o que levou a criação de um fundo de greve para trabalhadores demitidos vítimas de perseguição política.
Ainda depois de aposentado, Eduardo continuou atuando e se manteve como referência de combatividade, sempre presente em mobilizações, assembleias, atos em defesa dos trabalhadores e últimos anos anos colaborou com sua mãe em uma instituição para distribuir cestas básicas e marmitas para pessoas em situação de rua na cidade de São Lourenço (MG).
É uma grande perda para a luta socialista e o movimento sindical combativo e independente.
Eduardo Jenner presente!
Santos/SP
06/06 de 2021
Coletivo Anticapitalistas